Ações voltadas para aprendizado e valorização marcaram Semana do Servidor 2021, promovida pela Seplag-MG

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Saiba como acessar todos os painéis e palestras que fizeram parte da programação, realizada do dia 18/10 até esta sexta-feira (22/10)

A Semana do Servidor 2021, promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) foi concluída nesta sexta-feira (22/10), depois de oferecer, durante cinco dias, uma série de palestras e debates com foco na valorização do funcionalismo público estadual. A programação começou no dia 18/10, integrando as celebrações do Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 deste mês, trazendo ferramentas para capacitar, valorizar e engajar os servidores mineiros, principais responsáveis pela eficiência e bons resultados da prestação dos serviços públicos.

Os eventos foram transmitidos ao vivo durante toda a semana no canal do Youtube da Seplag e no da Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento. Na abertura do evento, a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, destacou que é uma servidora de carreira do Estado e que a Semana do Servidor é uma forma de retribuir ao funcionalismo mineiro os serviços prestados com tanta dedicação e carinho à população de Minas Gerais.

"Os servidores são pessoas extremamente comprometidas e o conceito de serviço público é justamente servir ao público. Eu vejo isso no Estado de Minas Gerais. Vejo como os servidores se empenham todos os dias para fazer a diferença para a população que está na ponta, para impactar na vida das pessoas e para tornar o nosso estado cada vez melhor”, disse.

O encerramento contou com a participação da subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel. “A principal motivação para esta semana foi provocar uma reflexão sobre cada um dos temas tratados. Nosso intuito foi promover uma abertura para iniciar um debate interno em cada uma das instituições e equipes de trabalho, para que, a cada dia, a gente possa trabalhar um pouco do que foi trazido durante esta semana. E para que você, servidor, possa realizar e realizar-se”, ressaltou.

Para a diretora Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DGCDD), Luciana Assunção, responsável pela abertura dos painéis ao longo da semana, a Semana do Servidor foi muito positiva.

“Conseguimos alcançar nossos objetivos, valorizar os servidores, aprender um pouco mais sobre as competências e os valores que cultivamos no Estado, além de conhecermos histórias e experiências que agregaram muito para o nosso aprendizado! Tivemos uma participação muito significativa dos servidores nos canais da DGCDD e da Seplag no Youtube, o que nos permitiu chegar em várias localidades que antes, nos eventos presenciais, não conseguíamos alcançar”, observou.

Semana do Servidor 2021

Gestão de pessoas

A palestra inaugural, realizada na segunda-feira (18/10) teve como tema a gestão de pessoas por competências, um desafio para lideranças e servidores, e foi conduzida pela superintendente Central de Política de Recursos Humanos da Seplag, Maria Aparecida Muniz:

“Temos empreendido cada vez mais esforços para buscar uma política de gestão de pessoas efetiva, que traga mecanismos que contribuam para valorização e reconhecimento dos nossos servidores. A referência é a prestação de serviços públicos com agilidade e presteza. É um orgulho fazer parte do corpo de servidores de Minas Gerais”. (Maria Muniz)

Reuniões mais produtivas e comunicação não violenta

O segundo dia de atividades (19/10) contou com a participação do doutor em Ciência Política com especialização em Relações Socioestatais e Processos Grupais, Clóvis Souza, com o tema “Facilitação para reuniões produtivas: como promover a participação e o engajamento da equipe”.

“Com a pandemia, as organizações, de maneira geral, não estavam preparadas para um processo tão disruptivo como o deslocamento de todos os funcionários para o trabalho remoto de uma hora para a outra. O nosso foco, então, é tentar pensar em como as conversas se dão neste ambiente”. (Clóvis Souza)

Já o painel da tarde, com o tema “Competência Essencial: Comunicação não violenta e escuta empática”, foi conduzido pela consultora de Transformação Organizacional e facilitadora de Comunicação Não-Violenta, Dani Prevot.

“Todo conflito é violento? Às vezes, nós conflitamos os pontos de vista, discutimos e dialogamos. Mas, se isso constrói e traz algo novo para a nossa vida, se saímos disso de forma construtiva com respeito às partes envolvidas, não existe violência”. (Dani Prevot)

Roda de conversa e inovação no setor público

Na quarta-feira (20/10), a Roda de Conversa foi sobre “Competência Essencial Comprometimento profissional: Trajetórias no serviço público” com a participação do subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz Lara, e da superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial da Secretaria, Virgínia Bracarense Lopes.

“Sobre comprometimento profissional, é importante ter em mente que a busca por conhecimento e sua aplicação deve ser focada no resultado que se pretende alcançar. O servidor também tem que ter a iniciativa de buscar o conhecimento e evoluir”.  (Virgínia Bracarense)  

“É importante a instituição em que você trabalha te incentivar, mas você também deve correr atrás e organizar a sua carreira, a sua trajetória, se preocupar com isso e ter um plano de ação individual”. (Rodrigo Diniz)

Durante a tarde, a palestra sobre “Desafios e inovações da Gestão de Pessoas no setor público” foi conduzida pela idealizadora e fundadora do LA-BORA!gov e servidora da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Luana Faria.

“Será que desafio é tão diferente assim de oportunidade? Como encarar desafios como oportunidades de inovação?” (Luana Faria).

Aprendizado e engajamento da equipe

A manhã de quinta-feira (21/10) foi marcada pela palestra “Aprender é nos dar uma segunda chance”, do mestre em Psicologia da Educação com foco na aprendizagem de adultos, Paulo Campos.

“Quanto mais aprendizes autônomos, confiantes e apaixonados, melhor vamos conseguir nos formar, e menores serão os problemas do mundo. Acredito que aprendizagem é um ato de coragem”. (Paulo Campos).

Competência Liderança de equipes: Engajamento e autonomia da equipe” foi o tema da tarde, conduzido pelo secretário-adjunto da Seplag e coordenador dos comitês gestores Pró-Brumadinho e Pró-Rio Doce, Luís Otávio de Assis, e pela coordenadora do Programa Transforma Minas, Luciana Custódio.

“À medida que vamos percebendo a importância do papel da liderança, alterações na função do líder e o contexto de mudanças, é preciso sempre redescobrir esse papel do líder no ambiente organizacional”.  (Luciana Custódio)

“Na dinâmica interna das equipes de alto engajamento, os servidores têm autonomia para trabalhar e há uma ampla disposição de cooperação, colaboração e respeito. O resultado são profissionais mais comprometidos, aguerridos e dedicados, que acabam formando uma equipe coesa, com senso de missão e propósito. E o objetivo aqui, hoje, é inspirar um pouco os servidores e gestores na direção de práticas que possam estimular o engajamento”. (Luís Otávio de Assis)

Cultura organizacional

No último dia (22/10) da Semana do Servidor, os trabalhos foram fechados por uma solenidade de encerramento e homenagens aos servidores estaduais, com uma palestra sobre “Cultura Organizacional: O jeito de ser e fazer do Governo de Minas Gerais”, conduzida pelas consultoras da Betânia Tanure Consultores Associados, Magda Costa e Marta Campello.

“O nosso propósito é contribuir para que as pessoas e organizações sejam melhores. A cultura organizacional é uma das faces da moeda, e a liderança e demais colaboradores, que disseminam e perpetuam esta cultura, é que fazem com que as organizações alcancem os resultados que elas desejam”. (Magda Costa)

“Um ser humano sem trabalhar perde toda a força e qualquer oportunidade de se realizar como ser humano. É um privilégio ter um trabalho tão significativo como ser servidor, palavra de grande significado: servir às pessoas. Por isso, é um trabalho que deve ser feito com alma, e ânimo”. (Marta Campello).  

O encerramento da programação foi feito com a exibição de um vídeo de homenagem aos servidores feito pela Fundação Clóvis Salgado.

Se você perdeu alguma transmissão realizada ao longo dessa semana, todas as palestras e painéis foram gravados e estão disponíveis em Youtube da Seplag. Para acessar a Playlist da Semana do Servidor - 2021, clique aqui.