Laboratório de Inovação do Governo de Minas completa um ano de muitas realizações

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Conheça algumas iniciativas de destaque do LAB.mg no fomento à cultura de inovação no Estado

O LAB.mg, Laboratório de Inovação em Governo de Minas Gerais, completou um ano no último mês. Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), o Laboratório realizou, desde a sua criação, diversas ações que buscam transformar os serviços públicos a partir da realização de projetos inovadores e da disseminação da cultura da inovação no Estado.

“Passado um ano, o LAB.mg se consolida, cada vez mais, como referência em inovação no setor público no Brasil. Neste período, foram 15 projetos concluídos, 18 oficinas realizadas, 25 instituições atendidas com projetos e ações, 20 palestras e participações em eventos, três publicações e mais de 2 mil participações nas ações de disseminação. Para o próximo ano, a expectativa é de muitos outros projetos e melhorias no setor público e no atendimento aos cidadãos”, comemorou Gabriela Martins, coordenadora do LAB.mg pela Seplag, destacando também o recebimento do Prêmio de Laboratório de Inovação Revelação.

Experiência do usuário

Uma das temáticas que teve destaque na atuação do LAB.mg durante esse primeiro ano foi a experiência do usuário, com realização de pesquisas nos sites do governo estadual, como o Portal MG, Portal da Transparência, Portal do Servidor e o Portal da Seplag.

“Nessas iniciativas, buscamos, principalmente, a reestruturação e a melhoria dos sites com foco no usuário, considerando aspectos como facilidade de uso, layout e organização das informações”, afirmou Isabela Tolentino, coordenadora do LAB.mg pela FJP.

Para disseminar os métodos utilizados nesses projetos, o LAB.mg  lançou o livro “Pesquisa de Experiência do Usuário – Aplicação na Gestão Pública”, que pode ser baixado clicando aqui.

Transformação Digital

O LAB.mg desenvolveu, também, alguns projetos voltados para a digitalização de serviços estaduais. Nessas iniciativas, usuários dos serviços e servidores foram convidados a participar das etapas de imersão e cocriação do novo modelo das funcionalidades, a fim de gerar valor para esses atores, solucionar as principais demandas e atender as expectativas.

A partir dos aprendizados advindos de um projeto piloto realizado em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), foi estruturado um modelo de transformação digital, com a proposição de etapas e papéis, a ser utilizado em outros projetos de digitalização de serviços.

Inovação

Entre as ações voltadas para a disseminação da cultura da inovação, destaca-se a realização do Programa de Desenvolvimento de Gestores da Fundação João Pinheiro (PDG). A formação contou com exposições teóricas sobre liderança, comunicação e gestão de conflitos, e também com oficinas para identificação de desafios, levantamento de informações e construção de soluções.

O LAB.mg também realizou uma capacitação para servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), para apoiar o aprimoramento do Programa de Inovação interno do Tribunal. Foram realizados cinco encontros, com treinamento teórico e oficinas.

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