Governador participa de evento virtual do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Transforma Minas

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (27/8), do encerramento de mais um módulo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), do Transforma Minas. O encontro virtual abordou, principalmente, a importância da escutatória e dos padrões de linguagem, conteúdos estudados pelos alunos no último período.

A qualificação faz parte do Transforma Minas, programa lançado em 2019 pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, para melhorar a prestação de serviços aos cidadãos, por meio de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais para a administração pública do Estado. O PDL é realizado em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP).

Romeu Zema comentou que a escuta ativa, a empatia e a boa comunicação são fundamentais para se tornar um gestor eficiente, seja no setor público ou privado.

“É por meio de uma comunicação clara, objetiva e contínua que qualquer gestor conseguirá levar para sua equipe quais são os objetivos daquele projeto. Esse processo é uma via de mão dupla: assim como devemos motivar e ensinar, somente quando escutamos quem está na linha de frente é que temos uma dimensão real daquilo que se passa na prática. Um dos problemas que grande parte dos organismos públicos no Brasil enfrentam é esse distanciamento do mundo real”, afirmou.

Além dos alunos do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, também participaram do encontro o presidente da Fundação João Pinheiro, Helger Marra, e o especialista em escutatória Thomas Brieu.

Transforma Minas

O programa foi lançado pelo Governo de Minas em março de 2019, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Além de promover a atração e a seleção de profissionais de alto desempenho, o Transforma Minas tem etapas voltadas para o desenvolvimento e desempenho do profissional selecionado.

Desde a sua implantação, foram disponibilizadas 182 vagas, incluindo cargos para primeiro escalão, subsecretários, superintendentes e diretores. Cerca de 30 mil interessados já se inscreveram nos processos seletivos.

O Programa para o Desenvolvimento de Lideranças conta com a parceria da Fundação João Pinheiro e é voltado para o segundo nível hierárquico do governo, buscando valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança, entre elas: orientação para resultados, resiliência diante de desafios, engajamento de pessoas e boa comunicação.