Comunidade de Simplificação promove oficina de “Design Thinking”

Comunidade de Simplificação promove oficina de “Design Thinking”

A Comunidade de Simplificação promoveu nos dias 23, 24 e 25 de outubro oficinas de capacitação no uso da metodologia de Design Thinking voltadas para a reflexão e busca de alternativas ao desafio “Como podemos fomentar a gestão de projetos inovadores no setor público?”.

A realização das oficinas foi articulada pelo Núcleo Central de Inovação e Modernização Institucional (NCIM), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), setor responsável pela coordenação da Comunidade de Simplificação. A capacitação ocorreu por meio de uma parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no âmbito da colaboração promovida pela Rede InovaGov para a inovação no setor público brasileiro.

O fomento à inovação no setor público é um desafio em todo o país e a colaboração entre órgãos e entidades públicas para o enfrentamento desta questão é essencial para a obtenção de resultados.

A abordagem do Design Thinking tem como base os valores de empatia, colaboração e experimentação, tendo como objetivo buscar soluções para problemas, transformando ideias em ações concretas, a partir de protótipos e da real compreensão sobre as necessidades daqueles que receberão os resultados das iniciativas. É, portanto, uma metodologia importante para o Setor Público devido ao seu potencial de gerar entregas mais aderentes às reais necessidades dos cidadãos.

Os servidores que participaram da oficina foram estimulados a discutir o desafio inicial, descobrir novos insights, gerar ideias, criar e testar protótipos para posteriormente aprimorá-los, até transformar a ideia original em uma alternativa viável e possível de ser implementada e solucionar o desafio proposto.