Governos Federal e de Minas lançam ações por Brumadinho e região

Submitted by 08965764696 on

Estação Cidadania é inaugurada com anúncio de medidas de recuperação de Brumadinho

Em parceria com o Estado de Minas Gerais, o Governo Federal, juntamente com iniciativa privada e terceiro setor, lançou, nesta sexta-feira (14/6), medidas pela recuperação socioeconômica e socioambiental dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem I, da Mina do Córrego do Feijão, inaugurando, ainda, a Estação Cidadania. A “Aliança por Brumadinho” inclui atividades nas áreas de desenvolvimento social, educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura, meio ambiente, qualificação profissional e segurança pública.

Além de fomentar o desenvolvimento social e econômico da região afetada, o programa visa amparar emocional e psicologicamente os moradores das comunidades, fortalecendo a autoestima e colaborando com novas chances de recomeçar a vida pós-desastre. “Queremos que o povo de Brumadinho, principalmente utilizando a Estação Cidadania, se restabeleça. Nossa parceria com o Estado de Minas e com todas as entidades que participam desse movimento é uma forma de somar esforços para oferecer todos os meios em prol do município e da região”, disse o ministro da Cidadania, Osmar Terra.

A Seplag, representada pela secretária-Adjunta, Luísa Barreto, que também é coordenadora do Comitê Pró-Brumadinho, tem papel fundamental nas tramitações do “Aliança por Brumadinho”. A secretaria, por meio do Comitê, é responsável por alinhar as atividades com as diversas entidades governamentais e privadas. “O Estado está comprometido em buscar soluções rápidas para recuperar Brumadinho e minimizar os impactos sociais e ambientais causados pelo desastre. Desde o dia 25 de janeiro, o empenho do Governo de Minas é de proteger e ajudar os moradores com todos os recursos possíveis”, afirma Luísa.

A Estação Cidadania

Aberto à população, o espaço de 3 mil m² conta com praça de esportes e lazer, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), salas multiuso, biblioteca, sala de informática, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica e playground. Diversas atividades educativas, de saúde e profissionais serão desenvolvidas na Estação, contando com parcerias de empresas privadas e do terceiro setor.

Encontro de Escuta

Na próxima segunda-feira, dia 17/6, o Comitê Gestor Pró-Brumadinho, que reúne várias secretarias do Estado, órgãos públicos e sociedade civil organizada, promove o encontro de escuta aos afetados pelo desastre. O encontro será realizado na Câmara Municipal de Brumadinho, com o intuito de incluir demandas das comunidades no plano de recuperação do qual o “Aliança Por Brumadinho” também faz parte.