Seplag participa de grupo de trabalho para transformação digital nos governos estaduais

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Ações de governança eletrônica do Governo de Minas Gerais foram apresentadas no lançamento do grupo em Brasília

O superintendente Central de Governança Eletrônica da Seplag, Rodrigo Diniz, participou do lançamento do grupo de trabalho de transformação digital para governos estaduais, em Brasília, nos dias 30 e 31 de maio. O grupo foi criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC (Abep), reunindo técnicos de secretarias de Estado e diretores de empresas estaduais de TIC.

O objetivo da iniciativa é articular o governo federal, organizações internacionais e parceiros de TIC para a criação de uma agenda subnacional de governo digital, promovendo o aprofundamento da temática nas unidades federativas. As estratégias discutidas no grupo de trabalho serão disseminadas entre os Estados, para que eles, de acordo com cada realidade, possam aplicar a transformação digital na administração.

Durante os dois dias de evento, Rodrigo Diniz, que é subcoordenador do grupo, apresentou, juntamente com o diretor Técnico da Prodemge, Kassius Vasconcelos, iniciativas de governança eletrônica de Minas Gerais. Entre as ações, foram destacadas a integração do SEI!MG ao barramento do Processo Eletrônico Nacional e ao Portal de Compras, os custos relacionados à emissão do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV), a integração do Login Único, do governo federal, com o MG App e o cidadao.mg.gov.br, além da experiência de Minas Gerais com a conexão entre Núcleos de Governança Digital e as empresas estatais de Tecnologia da Informação.

“É muito importante para o Governo de Minas Gerais participar dessa iniciativa promovida pelo Consad e pela Abep com apoio do Banco Mundial (Bird), para transformação digital dos governos. A potencialidade desse grupo é muito grande, principalmente no compartilhamento de soluções que vão simplificar a vida do cidadão. O objetivo é que sejam desenvolvidas soluções únicas que possam ser utilizadas pelos diversos entes federados”, explicou Rodrigo Diniz.

O grupo de trabalho também irá atuar na identificação e viabilização de meios de financiamento para fomentar a transformação digital nos estados, na facilitação de ações coletivas entre os governos estaduais, como compartimento de aplicações, portal de algoritmos abertos, discussões sobre aspectos legais, entre outros.