Governo leva telefonia móvel e internet a distrito do Vale do Mucuri

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Uma demanda histórica da população de Sucanga, distrito do município de Poté, no Vale do Mucuri, acaba de ser atendida pelo Governo de Minas. Após anos de espera, a comunidade local passa a contar, enfim, com serviços de telefonia móvel e internet. Até então, o único meio de comunicação existente na localidade era a telefonia fixa. A medida visa reduzir desigualdades regionais, ampliar a inclusão digital da população mineira e fortalecer a diversificação da economia em todas as regiões do estado. No mês passado, o Governo já havia disponibilizado os mesmos serviços no distrito de Lapinha, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O acesso à internet e à telefonia móvel, além de gerar novas oportunidades de desenvolvimento socioeconômico, representa um importante meio de inserção social, à medida em que disponibiliza aos moradores de Sucanga benefícios diversos, como a possibilidade de pagamento de contas, utilização de serviços virtuais, novas alternativas de ensino e pesquisa, busca por informações e entretenimento, dentre outras possibilidades.

A partir de agora, 684 distritos mineiros passam a contar com esses serviços. A previsão do Governo de Minas é que mais de 700 distritos sejam atendidos, em todas as regiões de Minas, até março do próximo ano.

A chegada dos novos meios de comunicação foi muito comemorada pelos moradores de Sucanga. “Melhora bastante porque, até então, quando alguém precisava usar internet ou celular, era preciso se deslocar para outro lugar. Agora podemos usar todas as facilidades que esse serviço oferece”, afirma a comerciante Genésia Miranda.

Para Gustavo Soares, que atua no setor de contabilidade de uma empresa local, a novidade é um marco, principalmente, para moradores da zona rural. “Atividades corriqueiras, como serviços bancários ou compras online, agora são possíveis. Era uma demanda antiga da comunidade. Enfim, agora temos rede de celular e internet”, disse Gustavo.

Minas Comunica

Para que essa nova realidade de concretizasse, o distrito de Sucanga foi contemplado com uma antena de transmissão de dados e passou a receber sinal de telefonia celular com tecnologia 3G, por meio do Minas Comunica, programa do Governo de Minas, gerenciado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que visa expandir o acesso à telefonia móvel e à internet pelo interior mineiro.

“Estamos caminhando para a conclusão do programa. A receptividade da população atendida tem sido a melhor possível”, avalia o superintendente central de Governança Eletrônica da Seplag, Rodrigo Diniz.

O superintendente explica, ainda, que a ampliação do programa já está em análise pela Seplag. “O secretário Otto Levy nos solicitou uma avaliação da expansão do Minas Comunica, com objetivo de incorporar novas localidades”, afirma Diniz.

O município de Poté possui 16.490 habitantes, segundo dados do IBGE. A cidade integra a microrregião de Teófilo Otoni e a mesorregião do Vale do Mucuri. Poté abrange parte da Mata Atlântica mineira e possui grandes reservas de calcário, além de jazidas minerais de água-marinha, topázio, berilo, dentre outros metais preciosos.