Governo de Minas se destaca em transformação digital

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Pesquisas realizadas pelo BID e pelo GTD.gov apontam resultados positivos de Minas Gerais na digitalização de serviços públicos

O ano de 2021 teve início com boas perspectivas para o Governo de Minas na área de governança eletrônica e serviços. O Estado se destacou em duas pesquisas publicadas no último mês por institutos nacionais e internacionais que avaliaram o processo de transformação digital em governos estaduais – uma do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outra do Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF (GTD.gov).

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em parceria com os órgãos e entidades estaduais, ganhou reconhecimento em diversas áreas avaliadas. A pesquisa do BID considerou o desempenho de Minas Gerais como excelente e destacou o fato de o Estado ter avançado no processo de transformação digital mesmo em um contexto de restrição fiscal. A pesquisa pode ser acessada aqui.

Para o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz Lara, o reconhecimento é uma motivação para o governo mineiro implementar iniciativas cada vez mais inovadoras e com foco no cidadão. Além de facilitar o acesso aos serviços prestados pelo Estado, a transformação digital traz outros benefícios como redução de gastos, desburocratização de processos e eficiência na gestão.

“O Projeto Estratégico Minas Atende é o grande condutor dessas iniciativas e prioriza ações para transformação dos serviços públicos. O aplicativo MG App já conta com mais de 70 serviços on-line para o cidadão e mais de 1 milhão de downloads realizados. O Portal MG (www.mg.gov.br)  também se consolidou como um grande canal de atendimento à população mineira. Em 2021, devemos potencializar essa transformação digital, também com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, reforçou o subsecretário. 

O diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, também comemorou os resultados. “Esse reconhecimento reforça o papel da Prodemge como provedora de soluções de TI e agente da transformação digital do Estado para benefício do cidadão. Somos parceiros dos órgãos e entidades do governo mineiro nessa empreitada e tais resultados nos motivam a avançar ainda mais”, disse.

Em relação à utilização de novas tecnologias, o Governo de Minas foi apontado pelo BID como o único da federação a contar com um projeto com a tecnologia blockchain, em implementação para rastreamento da cadeia do carvão vegetal. Na área de Cibersegurança e Proteção de Dados Pessoais, o estado está entre os cinco que possuem protocolo vigente para lidar com emergências de segurança cibernética. 

O estudo realizado pelo GTD.gov, disponível nesse link, avaliou a capacidade para transformação digital nos governos estaduais e do Distrito Federal e reconheceu Minas Gerais como o único estado a apresentar evidências iniciais de Governo 3.0: empenho na resolução de problemas sociais, melhor democracia por meio de um governo aberto e colaborativo, foco em pessoas e dados e entrega personalizada de serviços. 

A pesquisa também concedeu a Minas Gerais a classificação mais alta – "Transformação Digital como prática" –, em conjunto com Rio Grande do Sul, Bahia e Alagoas.