Recadastramento anual de inativos e pensionistas do Estado continua suspenso em razão da pandemia

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A medida não implica a suspensão do benefício durante o período

O prazo para recadastramento anual de inativos e pensionistas do Poder Executivo Estadual que fizeram aniversário a partir de março de 2020 permanece suspenso em razão da pandemia de Covid-19. Os pagamentos estão sendo realizados normalmente, uma vez que a medida não implica a suspensão do benefício durante o período. 

A não obrigatoriedade do recadastramento para os aniversariantes a partir de março de 2020 foi estabelecida no Decreto 47886, de 15/03/2020. As orientações estão disponíveis no Portal do Servidor. Não está sendo realizado atendimento presencial.

Para aqueles que fizeram aniversário antes da pandemia, ou seja, até fevereiro de 2020, e não se recadastraram no respectivo mês de aniversário, é necessário regularizar a situação, conforme abaixo. 

Servidor inativo, em afastamento preliminar à aposentadoria ou pensionista especial:

O servidor inativo, em afastamento preliminar à aposentadoria ou pensionista especial que fez aniversário até fevereiro de 2020 e não se recadastrou deve enviar a documentação exigida digitalizada para o e-mail suconrecadastramento@fazenda.mg.gov.br

- Declaração de vida, escrita de próprio punho, devidamente datada e assinada pelo beneficiário e por duas testemunhas sem grau de parentesco (para o pensionista especial, é necessário declarar no mesmo documento o estado civil atual); 
- Cópia simples do RG do beneficiário e das testemunhas;
- Cópia simples do CPF do beneficiário;
- Cópia simples do comprovante de residência.

Em casos de curatelados ou tutelados, a declaração de vida deve ser escrita e assinada pelo curador/tutor e também assinada por duas testemunhas sem grau de parentesco com qualquer um deles. Deverá ser acrescentada aos demais documentos a cópia simples do termo de curatela/tutela.

Pensionista do Ipsemg:

Os pensionistas do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) que não se recadastraram nas datas devidas antes da pandemia e estão com pendências no benefício por:

- Falta de recadastramento: devem entrar em contato pelo telefone LigMinas 155 ou pelo e-mail atendimento@ipsemg.mg.gov.br para obter orientações de como regularizar a situação, segundo o caso de cada pensionista.

- Entrega de documentação: podem enviar os documentos digitalizados para o email atendimento@ipsemg.mg.gov.br.

- Outros casos: devem entrar em contato pelo telefone LigMinas 155 ou pelo e-mail atendimento@ipsemg.mg.gov.br.