Pesquisa de Experiência do Usuário, apresentada pelo LAB.mg, evidencia processo de transformação dos serviços públicos no Governo de Minas

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Livro sobre o tema foi lançado em evento on-line nesta terça-feira (11/5), com relatos de cases de sucesso do trabalho realizado com foco no cidadão 

A equipe do LAB.mg – Laboratório de Inovação do Governo de Minas – apresentou, na tarde desta terça-feira (11/5), o livro digital “Pesquisa de Experiência do Usuário – Aplicação na Gestão Pública”. Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), o LAB.mg abordou a aplicação da Experiência do Usuário no contexto das políticas públicas desenvolvidas em Minas Gerais, demonstrando metodologias que podem ser seguidas e casos de sucesso já observados pela gestão. 

Experiência do Usuário são todos os aspectos envolvidos na interação entre um indivíduo e determinado produto ou serviço. A secretária da Seplag, Luísa Barreto, participou do encontro on-line e ressaltou a importância da mudança de postura, tomada pela atual gestão, com o objetivo de reforçar o olhar para a experiência do usuário e o foco no cidadão mineiro. 

“Esse livro traz concretude para aquilo que esse governo vem trabalhando. A partir do momento em que focamos nos usuários, temos uma chance maior de fazer políticas públicas que sejam aderentes e representem aquilo que as pessoas esperam dos governos”, declarou a titular da pasta. O livro está disponível neste link.

Subsecretária de Gestão Estratégica da Seplag, Beatriz Góes lembrou que a atuação do LAB.mg na construção do livro está de acordo com os objetivos e as diretrizes estratégicas definidas pelo Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), revisto pelo governador Romeu Zema no início de sua gestão. “Entre esses objetivos, fala-se em desburocratização, simplificação dos serviços, ser um Estado simples, eficiente e inovador a serviço das pessoas”, pontuou.

Fundamental

Conforme o presidente da FJP, Helger Marra, a iniciativa de confeccionar um material consolidado sobre o tema é necessária. “Fundamental fazer registro, em livro, dessa área, de trabalhar a escuta para ouvir o nosso cliente final, o maior interessado na ponta, que é o cidadão”, declarou Marra. Na mesma linha, a vice-presidente da instituição, Mônica Bernardi, reforçou a necessidade de estar cada vez mais próximos do cidadão. 

“Conhecer as experiências contribui significativamente e faz todo sentido para aquilo que aprendemos nos bancos da Escola de Governo (EG) e como é importante o valor que a inovação carrega quando traz metodologias que conseguimos ver na prática”, acrescentou a vice-presidente da instituição de ensino.

A pesquisa, voltada para o servidor público que busca conhecimento e atualização sobre métodos relacionados à transformação de serviços públicos, é resultado de um trabalho conjunto entre a Superintendência Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental, da Subsecretaria de Gestão Estratégica da Seplag, e da Assessoria em Projetos de Inovação da Escola de Governo (EG) da FJP. 

Casos de sucesso

No evento, que contou com cerca de 200 participantes, a equipe do LAB.mg apresentou dois modelos de sucesso em que a experiência do usuário foi importante para a proposição de mudanças com foco na acessibilidade aos serviços públicos. 

O primeiro caso foi do Portal do Servidor, canal em que são disponibilizadas informações sobre serviços e direitos dos servidores do Poder Executivo mineiro. Na página, estão disponíveis informações sobre a vida funcional do servidor, contracheques, procedimentos administrativos entre outros.

Conforme a sugestão do Laboratório de Inovação, que levou em conta técnicas de UX – do inglês User Experience – reconhecidas na área e que constam no livro, algumas das propostas de melhoria para o canal englobariam a rotatividade de imagens da página inicial, reorganização de itens no menu e reposicionamento nos botões de ação de consulta e solicitação de serviços. 

Ainda no encontro, foi apresentado outro canal em que a metodologia de experiência do usuário teve aplicação para melhoria, o Portal da Transparência – página que atende as recomendações da Lei de Acesso à Informação. Lá, a equipe teve como objetivo auxiliar no entendimento do perfil geral dos usuários e das tendências de comportamento, assim como identificar pontos críticos e sugerir informações com potencial de inserção no canal. Para assistir à apresentação completa, basta clicar aqui